sexta-feira, 6 de maio de 2022

Cine Cult


Cossacos de Kuban


Nas estepes russas, à beira do rio Kuban, um soldado que trabalha em uma cooperativa agrícola se apaixona pela líder da cooperativa de trigo concorrente. Enquanto isso os dois se preparam para um campeonato anual de dança e música na URSS.

O musical mais caro rodado na extinta União Soviética chega com brilho e cor em DVD no Brasil em uma boa cópia restaurada pela Mosfilm (o filme é de 1949, foi lançado nos cinemas russos em 1950, e a restauração se deu em 1968). Em sua obra máxima, o cineasta Ivan Pyrev (1901–1968), diretor de “Os tratoristas” (1939), “Às seis da tarde, depois da guerra” (1944) e “O idiota” (1958), registra a rotina de um grupo de cossacos (que são os nativos das estepes da Eurásia, conhecidos pela coragem nas guerras e por deterem de um sistema autossuficiente de produção de alimentos). Eles vivem felizes pela região ensolarada, produzindo trigo e grãos, cantam e dançam, e se preparam para um festival cultural. Existem ali dois kolkhozes rivais (fazendas de produção de alimentos ligadas ao Estado soviético, organizadas como cooperativas camponesas), e um membro de um grupo se apaixona pela líder de outro, gerando uma série de imprevistos entre as comunidades.


O filme é uma propaganda dos kolkhozes, como arma publicitária do governo soviético da época, por isso tudo é leve, engraçado e vívido (ou seja, não é um filme crítico, e sim panfletário). E é um autêntico musical, nos moldes russos (vale pontuar que a URSS produziu diversos musicais, e alguns chegaram no Ocidente, como “Os ciganos vão para o céu”, de 1975), com atores cantando e dançando músicas regionais. O visual é de cores vivas na fotografia e nos figurinos, e uma ambientação clássica dos anos 40, quase toda rodada em locações, das estepes verdes ao rio Kuban, um dos mais importantes do país, com seus 870km de comprimento.
Vale para quem gosta do gênero e para quem queira conhecer produções da Rússia, cuja linguagem cinematográfica é bem diferente da americana, da qual estamos habituados. Gostei e indico. Em DVD pela CPC-Umes Filmes.

Cossacos de Kuban (Kubanskie kazaki). URSS, 1950, 104 minutos. Musical. Colorido. Dirigido por Ivan Pyrev. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: