quarta-feira, 19 de junho de 2019

Resenha Especial



Olhos de gato

Um misterioso gato malhado é o elo que une três histórias de terror do universo de Stephen King.

Na década de 80 o escritor de livros de terror Stephen King virou fenômeno entre os leitores do mundo inteiro. Nessa época grande parte de suas obras receberam adaptação para o cinema, fidelizadas com roteiro do próprio King, como neste bom e menos conhecido “Olhos de gato”, de 1985. O filme reúne três historietas de terror, mistério, suspense, humor negro e a última, em especial, com criaturas bizarras, feitas para consumo rápido e voltadas para os fãs do autor.
Na primeira história, um fumante (James Woods) entra num grupo de ajuda para deixar o tabagismo, porém a terapia é radical, envolvendo tortura e ameaças. A segunda fala de um tenista (Robert Hays) sequestrado por um mafioso desequilibrado (Kenneth McMillan) que o faz caminhar pelo parapeito de um edifício como forma de puni-lo por ter transado com a sua esposa. E na última delas, uma garotinha (Drew Barrymore) é atacada todas as noites por um monstro que sai da parede de seu quarto.


Um pouco irregular pela diferença de tom e gênero entre as histórias, a fita reuniu uma equipe técnica de alta qualidade, com nomes conhecidos do cinema da época: produção de Dino de Laurentiis, fotografia de Jack Cardiff, trilha de Alan Silvestri e maquiagem e criaturas do mago dos efeitos Carlo Rambaldi (de “ET” e “Alien). Fora as referências bacanas do universo de Stephen King – na abertura, por exemplo, há menção aos cultuados “Cujo” e “Christine – O carro assassino”. Outro ponto-chave é a participação de Drew Barrymore, ainda criança, em início de carreira, em papéis diferentes nas três histórias, todas dirigidas por Lewis Teague, de filmes de terror como “Cujo” (1983) e “Alligator – O jacaré assassino” (1980) e de “A joia do Nilo” (1985).
A título de conhecimento, as historietas foram extraídas do primeiro livro de contos do escritor, o famoso “Sombras da noite” (1978) – do livro saíram contos que também inspiraram “Colheita maldita”, “Voo noturno” e “Às vezes eles voltam”.
Saiu pela primeira vez em DVD em 2004 pela Universal e acabou de ser relançado pela Classicline. Fãs de terror devem experimentar.

Olhos de gato (Cat's eye). EUA/Holanda, 1985, 90 min. Terror. Colorido. Dirigido por Lewis Teague. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: