sábado, 1 de setembro de 2012

Cine Lançamento



Os especialistas

O agente secreto inglês Danny (Jason Statham) aposenta-se em breve. Antes, encara a missão de libertar um antigo parceiro, o assassino de aluguel Hunter (Robert De Niro), que está aprisionado no Oriente Médio. E é chamado às pressas para combater um grupo militar mantido pelo bandido Spike (Clive Owen), que vem espalhando o terror na Europa. A guerra dos dois lados começa, e no trajeto para libertar seu mentor e disposto a prender Spike, Danny envolve-se em uma série de atentados.

Eficiente fita de ação para quem gosta de uma boa história, com muitos percalços, ao som de balas e explosões. Inspirado em história real extraída do livro de Ranulph Fiennes (primo do ator Ralph Fiennes), o filme traz três atores de peso, de gerações diferentes, especializados em policiais: Robert De Niro (em papel menor, porém memorável como o velho matador de aluguel), Clive Owen (um daqueles vilões à moda antiga, de bigode, com instinto assassino) e o protagonista Jason Statham, como sempre repetindo o perfil de anti-herói à base de adrenalina no corpo inteiro. Ele conduz a confusa trama de assassinatos e violência, com reviravoltas aos montes, que prendem a atenção até os minutos finais. Desde o prólogo a ação se inicia em ritmo acelerado: o personagem principal (Statham) participa de uma arriscada missão no México, que resulta em mortes de inocentes. Cansado dessa vida, muda-se para a Austrália para respirar novos ares. Na tranqüilidade do interior, é convocado para investigar e desmantelar um grupo de militares perigosos tendo como líder um homem inescrupuloso (Owen). E ao mesmo tempo precisa libertar o colega (De Niro), preso por árabes. Recorre a antigos companheiros, como um notável paraquedista, para assim concretizar seus objetivos, enfrentando extremistas, comunistas e outros ‘istas’.
Com fugas mirabolantes, a história percorre países como França, Austrália, Inglaterra e Oriente Médio, rodada com profissionalismo pelo novato diretor Gary McKendry. Mesmo com a mão pesada, garante-se um resultado elogiável.
Por pouco acreditei que seria remake de uma fita menor de Sam Peckinpah dos anos 70, “The killer Elite” (quase homônima). Não tem relação alguma entre as duas – aliás, muita gente achou o mesmo. Entre o de Peckinpah e o de McKendry, dê mais atenção ao segundo. E bom filme! Por Felipe Brida

Os especialistas (Killer elite). EUA/Austrália, 2011, 116 min. Ação. Dirigido por Gary McKendry. Distribuição: Imagem Filmes

Nenhum comentário: