Dois filmes de terror independentes nos cinemas brasileiros
Foram feitas apenas 30 tomadas, a maioria em planos-sequência, filmado em três semanas em uma mesma casa com poucos atores em cena – senão me engano são oito personagens ao todo. Da metade para frente duas subtramas são criadas que darão sentido ao desfecho: o relacionamento da adolescente com um rapaz popular da escola, que é amigo de seu irmão, e a chegada de uma sensitiva especializada em detectar fantasmas.
Direção, fotografia e montagem de Soderbergh e roteiro de David Koepp, que já escreveu filmes de fantasmas e sobrenaturais, como um que lembra esse, a adaptação do livro de Richard Matheson, ‘Ecos do além’ (1999), com Kevin Bacon.
Pasmem, a história é inspirada numa situação real vivida por Soderbergh – ele e a esposa adquiriram uma residência em Los Angeles onde, segundo consta, uma mãe foi assassinada pela filha. Durante meses o casal vivenciou eventos estranhos e inexplicáveis na residência, como luzes apagando misteriosamente e objetos encontrados em outros lugares.
Exibido nos festivais de Sundance e Toronto de 2024, custou U$ 2 milhões, ou seja, uma fita independente – foi exibido nos EUA em alguns cinemas em 2024, faturou pelo mundo U$ 11 milhões e essa semana chegou aos cinemas brasileiros, com distribuição da Diamond Films.
Soderbergh ganhou o Oscar de melhor direção por ‘Traffic’ (2000) e já realizou filmes populares e cult, como ‘Sexo, mentiras e videotape’ (1989), ‘Onze homens e um segredo’ (2001) e ‘Erin Brockovich: Uma mulher de talento’ (2000). O elenco está bem, com especial menção às duas atrizes de origem chinesa, Lucy Liu interpretando a mãe, e Callina Liang, a filha, cuja história fica em seu entorno. Gostei e recomendo.
Desconhecidos
Nada é o que parece nesse thriller violento apresentado como terror. Haverá uma reviravolta surpreendente na metade, que, confesso, deixou-me de queixo caído tamanha a ousadia, o que rompe com a tradição de filmes de psicopatas – aqui um slasher. E o ritmo da fita fica cada vez mais frenético, com cenas sanguinárias – por isso recebeu classificação de 18 anos. Começa pelo meio, e pelos flashbacks vamos concatenando as ideias, entendendo o passado dos dois personagens centrais, a moça que foge e seu algoz – eles não têm nome, apenas apelidados de ‘The lady’ e ‘The demon’.
Dos produtores de dois ótimos filmes recentes de terror, e bem tensos, ‘Noites brutais’ (2022) e ‘Entrevista com o demônio’ (2023), é uma fita a se conhecer, principalmente fãs do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário