quinta-feira, 10 de abril de 2025

Especial de Cinema

 
‘É Tudo Verdade’ segue até dia 13 de abril com exibição de dezenas de documentários
 
A 30ª edição do Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’, que começou no dia 03 de abril, segue até o dia 13 com dezenas de filmes na programação. O festival completa 30 anos. São 85 filmes de 30 países, todos gratuitos, na edição de 2025, com sessões no Rio de Janeiro, em São Paulo e no streaming, além de conferências e debates. O ETV conta com Mostras Competitivas de Longas/Médias-metragens Brasileiros, Longas/Médias-metragens Internacionais, Curtas-metragens Brasileiros e Curtas-metragens Internacionais, e em Mostras Não-competitivas, que são Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos ‘É Tudo Verdade’.
A cerimônia de premiação será realizada em 12/04, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações em SP e no RJ no dia seguinte. Pelo reconhecimento de “Qualifying Festival” pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais para as Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Média-metragens e de Curtas-metragens estarão classificados para apreciação à disputa do Oscar do ano que vem em ambas as categorias.



 
Programação: Filmes e retrospectivas
 
Dentre os longas brasileiros em competição destacam-se “Bruscky: Um autorretrato” (2025, de Eryk Rocha), “Rua do Pescador, nº6” (2025, de Bárbara Paz) e “Um olhar inquieto: O cinema de Jorge Bodanzky” (2024, de Liliane Maia e Jorge Bodanzky). “Ritas” (2025), de Oswaldo Santana, e “Viva Marília” (2024), de Zelito Viana, foram os filmes de abertura em SP e RJ, respectivamente.
Dentre os longas-metragens internacionais exibidos em competição esse ano no ETV destacam-se o suíço “Culpar” (2025), o cubano “Crônicas do absurdo” (2024 – exibido no Festival de Havana), o holandês “O propagandista” (2024) e a coprodução França/Holanda/EUA do premiado diretor Sergei Loznitsa “A invasão” (2024 – exibido em Cannes). O filme ‘Trens’ (2024), do polonês Maciej Drygas, irá encerrar o festival, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro – vencedor de dois prêmios no Festival de Amsterdã, o filme resgata imagens de arquivo de viagens de trem pela Europa ao longo do século 20.
No ‘Programas Especiais’ haverá a exibição do novo trabalho de Lucia Murat, “Hora do recreio” (2025), e no ‘Clássicos É Tudo Verdade’, diversos títulos lançamentos e antigos, como “Quem não conhece o Silva?” (1979) e o lançamento de “Os ruminantes” (2025), de Tarsila Araújo e Marcelo Cordeiro de Mello, em que o roteirista/cineasta Jean-Claude Bernardet relembra a produção que ficou inacabada de ‘A hora dos ruminantes’, uma adaptação cinematográfica do complexo livro do escritor goiano José J. Veiga, idealizado por ele e pelo cineasta Luiz Sergio Person em 1967. No doc, Bernardet relembra o projeto, as dificuldades para o roteiro e para a produção, os entraves com a Ditadura Militar – já que a obra seguiria os passos do livro com sua história simbólica e crítica àquele período, trazendo uma ampla discussão sobre os percalços de se fazer cinema no Brasil, ainda mais numa época rígida de vigilância e censura nos anos 60 e 70. Marina Person, filha do cineasta falecido prematuramente e também diretora e roteirista de cinema e TV, fala em nome do pai, trazendo pontos nunca antes citados sobre o pai, alguns deles chocantes quando revela documentos secretos e inéditos de como Person, alvo de militares no Brasil, foi banido quando tentou fazer cinema em Hollywood, devido ao contato de militares da ditadura com gente influente de Hollywood - a próxima sessão do filme será no 12/04 às 18h no IMS Paulista.



 
Homenagens
 
O ETV de 2025 homenageia Vladimir Carvalho (1935-2024) com uma retrospectiva, trazendo nove longas-metragens realizados por ele em 50 anos, como “O país de São Saruê” (1971), “O homem de areia” (1981), “O evangelho segundo Teotônio” (1984) e seu último trabalho, “Giocondo Dias - O ilustre clandestino” (2019). Na retrospectiva internacional, uma celebração à obra do diretor britânico Humphrey Jennings (1907-1950) – serão exibidos oito de seus trabalhos, como “Fires were started” (1943) e “Family portrait” (1950 – indicado ao Bafta), além do documentário que revive sua trajetória, dirigido por Kevin Macdonald, “Humphrey Jennings – O homem que ouvia a Grã-Bretanha” (2000).
Para celebrar os 30 anos ininterruptos do festival, fundado em 1996, os organizadores trazem projeções e encontros especiais. Serão exibidos três docs marcantes de edições passadas do evento: “Cabra marcado para morrer” (1984), de Eduardo Coutinho - que inspira a capa do catálogo; “O velho – A História de Luiz Carlos Prestes” (1997), de Toni Venturi, e “Noel Field – A lenda de um espião” (1996), do suíço Werner Schweizer.
 


Salas de exibição e streaming
 
Em 2025, as salas participantes que exibirão os filmes são: em São Paulo, CineSesc, Cinemateca Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito), Instituto Moreira Salles/IMS Paulista e o Centro Cultural São Paulo; e no Rio, as sessões ocorrem nos Estações NET Botafogo e NET Rio e na Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca.
Mais uma vez, pensando em democratizar o acesso ao festival, os organizadores lançarão parte da programação em plataforma de streaming, no caso o Itaú Cultural Play, com exibições entre 14 e 30 de abril – serão seis curtas-metragens da competição brasileira de 2025 e quatro curtas antigos de Vladimir Carvalho.
O ‘É Tudo Verdade’ conta com patrocínio do Itaú, parceria do Sesc-SP, e Apoio Cultural da Spcine, da RioFilme, do Galo da Manhã e do Itaú Cultural. Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313). Mais informações pelo site do evento, em https://etudoverdade.com.br/br/home/

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