quinta-feira, 4 de julho de 2024

Resenha Especial


Você nunca esteve realmente aqui

Joe (Joaquin Phoenix), um veterano de guerra, trabalha às escondidas resgatando garotas vendidas forçadamente pelas famílias para o crime e para a prostituição. Traumatizado por fatos obscuros do passado, ele mora com a mãe doente. Seu próximo trabalho será encontrar a filha de um senador, Nina (Ekaterina Samsonov), uma menor de idade que foi sequestrada e enviada para a escravidão sexual.

Da diretora de ‘Precisamos falar sobre o Kevin’ (2011), Lynne Ramsay, esse é mais um filme denso e complexo dela, novamente baseado em livro, com roteiro adaptado da própria cineasta. Escocesa, Lynne Ramsay não é uma realizadora de obras fáceis – ela faz filmes pesados, com temas que chegam a doer na alma, com alta carga dramática e momentos de extrema violência.
Nesse fabuloso drama com policial, na verdade um thriller que tem vaga semelhança com ‘Taxi driver’ (1976), Joaquin Phoenix, um dos maiores atores da atual geração, interpreta um ex-soldado da Guerra do Golfo traumatizado pelos horrores do conflito e pela infância maltratada. Tem visões distorcidas, é constantemente assombrado pelo passado e vive com a mãe doente mental, sozinhos numa casa velha. Hoje, já com mais de 50 anos, trabalha como detetive resgatando crianças e jovens que foram vendidos para o tráfico sexual. Carrega consigo um martelo, utilizando-o para uma prática nada ortodoxa: ele entra na casa dos bandidos e os estraçalha com a ferramenta, sem dó, levando no colo, para o carro, as vítimas do sequestro. Seu último trabalho será localizar a filha de um senador, raptada; na investigação, irá se deparar com uma teia de conspiração envolvendo pedofilia no alto escalão da política de Nova York.
A história se passa em dois dias na vida desse sujeito, um justiceiro sem limites, e nesse ‘filme de clima’, ficamos atentos e roendo as unhas até o último segundo do desfecho. Tudo porque funcionam direção, elenco e os elementos técnicos – em especial os enquadramentos, a fotografia, a montagem e a trilha sonora.




Ganhou dois prêmios importantes no Festival de Cannes – de melhor roteiro e melhor ator para Phoenix; o filme foi ovacionado em pé por sete minutos após a sessão. Para fazer o filme, Ramsay aproveitou bastante ideia do livro original alterando apenas partes da composição do personagem, fazendo uma obra sólida e sóbria, para adultos - o livro é de Jonathan Ames, lançado em 2013.
Disponível em bluray pela Versátil Home Video, em parceria com a Filmicca e a Supo Mungam Films, e no streaming tem para aluguel, no Prime Video, GooglePlay Filmes e Filmicca.

Você nunca esteve realmente aqui (You were never really here). Reino Unido/França, 2017, 89 minutos. Ação/Drama. Colorido. Dirigido por Lynne Ramsay. Distribuição: Versátil Home Video

Nenhum comentário: