domingo, 18 de agosto de 2024

Estreias da semana - Nos cinemas

 

 O auge do humano 3 (2023)

Segundo filme que integra um projeto ousado do diretor argentino Eduardo Williams, produzido em oito países, como Brasil, Argentina, Peru e Taiwan - o primeiro foi ‘O auge do humano’ (2016), premiado no Festival de Locarno, e de forma proposital Williams pulou a segunda parte diretamente para a terceira, agora. Um grupo de amigos saem por aí num dia escuro e chuvoso, na tentativa de escapar dos seus dias tediosos e do trabalho sacrificante. Perambulam por lugares estranhos e são envoltos em uma atmosfera mística e contemplativa dentro de florestas e campos abertos.
Documentário e ficção andam juntos nesse filme-ensaio/experimental com atores amadores improvisando e filmados em longos planos sequências; o diretor investe em câmera 360 graus, com grande ocular, além de cenas silenciosas e com muita simbologia, o que faz desse trabalho uma obra complexa e para público específico.
Exibido nos festivais de Locarno, Toronto, San Sebastián, Nova York, Rio de Janeiro e na Mostra Intl. de São Paulo, o filme está nos cinemas pela distribuidora recém-lançada no mercado brasileiro Retratos Filmes.

 

 

Revoada (2023)

 

Também está em alguns cinemas brasileiros o filme independente ‘Revoada’, que demorou quase uma década para ser produzido. Escrito e dirigido por José Umberto Dias, é um drama com ar de western e ação sobre um grupo de 10 cangaceiros que, após o assassinato de Lampião numa emboscada, em 1938, se revoltam e planejam vingança, chefiados por Lua Nova e sua companheira Jurema. É um filme com jeitão de teatro, bem realizado, com cenas bem recriadas no sertão brasileiro, diálogos fortes e um trabalho visceral do elenco - destaque para os enquadramentos ambiciosos, que criam uma estética inovadora ao filme. Está em circulação nos cinemas pelo projeto ‘Distribuição Longas Bahia’, produzido pelo cineasta Vítor Rocha, da Abará Filmes, e coordenado por Walter Lima, da VPC Cinemavídeo.




Nenhum comentário: