sexta-feira, 18 de junho de 2021

Dica de Leitura


"Nos últimos anos do século XIX, ninguém teria acreditado que esse mundo estava sendo observado com muita atenção por civilizações mais inteligentes do que a humanidade; e tão mortais quanto ela própria; que, enquanto os homens se ocupavam de seus mais diversos assuntos, eram analisados e estudados, talvez com a mesma exatidão que um homem diante de um microscópio analisa as criaturas transitórias que se multiplicam e se aglomeram em uma gota d'água".

Abertura de "A guerra dos mundos" (1898), um clássico fundamental da literatura de ficção científica escrito pelo britânico H. G. Wells, relançado pela editora Martin Claret (2019, 294 páginas, tradução de Leonardo Castilhone). O romance narra um ataque marciano ao planeta Terra, mais precisamente na Inglaterra do século XIX, onde a população apavorada tenta sobreviver e entender os motivos daquela ameaça vinda dos céus.
Foi o quarto livro de Wells, que dedicou toda a carreira literária em torno de temas fantásticos, com obras sobre mundos perdidos, viagem no tempo, alienígenas, criaturas bizarras e experiências humanas para fins de estudo genético - são dele "A máquina do tempo", "A ilha do Dr. Moreau" e "O homem invisível", por exemplo. Todos esses, incluindo "A guerra dos mundos", viraram adaptações para o cinema - as versões mais conhecidas de "A guerra dos mundos" são a de 1953, de Byron Haskin, ganhadora do Oscar de efeitos visuais, e a de 2015, de Steven Spielberg, com Tom Cruise.
Conheça essa fascinante obra-prima do mundo scifi!
Obrigado, equipe da Martin Claret, pelo envio do exemplar.



Nenhum comentário: