sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Cine Terror


Mais dois filmes que integram o box “Sessão de terror Anos 80 – volume 6”, lançado recentemente pela Obras-primas do Cinema. Confira resenha abaixo!




Spookies: Renascidos das trevas

Grupo de adolescentes explora uma sinistra mansão abandonada. No local reside um feiticeiro atormentado, que lança magias perversas contra os jovens com o objetivo de retirar o sangue deles para restabelecer a noiva que está gravemente doente.

Nos anos de 1980 os filmes de terror eram inventivos demais, como podemos notar nessa fita corriqueira que contém humor negro, em que um feiticeiro maligno transforma pessoas em criaturas estranhas e ainda convoca zumbis para atacar um grupo de jovens, com o objetivo de retirar o sangue das vítimas para tratar da noiva que está em coma. Uma mistura maluca, numa fantasia de horror que diverte e entretém – mas para tanto há que se perdoar os furos evidentes no roteiro, o elenco fraco e desconhecido (a maioria nem seguiu carreira no cinema) e erros de edição. Parte das falhas está atribuída aos muitos problemas na produção; inicialmente o filme seria dirigido pela dupla Brendan Faulkner e Thomas Doran, com o título de “Twisted souls”, depois entrou outro cineasta na equipe, Genie Joseph, e dois novos roteiristas para auxiliar nos rumos da trama.


Integra o box “Sessão de terror Anos 80 – vol.6”, com os filmes “Assassinato no colégio”, “A visão do terror” e “Os demônios de Alcatraz”, lançado pela Obras-primas do Cinema; são dois discos, contendo 50 minutos de extras e cards colecionáveis.

Spookies: Renascidos das trevas
(Spookies). EUA, 1986, 85 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Genie Joseph, Thomas Doran e Brendan Faulkner. Distribuição: Obras-primas do Cinema


A visão do terror

Uma família liga a TV para curtir a noite juntos. Só que pelas ondas magnéticas, chega até eles uma estranha força vinda do espaço sideral. Da antena parabólica sai um temível monstro invisível devorador de gente. A família é perseguida e tentam encontrar formas de acabar com o mal.

Um autêntico filme B de terror com comédia, também visto como uma sátira à sociedade de consumo e à cultura industrializada dos sitcons americanos. Uma família, sem saber, conecta-se ao espaço sideral pela antena parabólica, e pelas ondas magnéticas, um monstro horroroso e melequento, de olhos tortos e dentes grandes, aparece e some para devorá-los. Com piadas infames, erotismo, muita gritaria e momentos altamente bizarros, essa fita cult com traços do cinema scifi lembra outro terror do mesmo ano, “Invasores de Marte” (1986, de Tobe Hooper). O diretor Ted Nicolaou posteriormente (nos anos 1990) faria vários filmes populares para home vídeo, como a franquia de terror com vampiros demoníacos “Subspecies” (entre 1991 e 2023).
No elenco, rostos conhecidos como Gerrit Graham (de “O fantasma do paraíso” e “Brinquedo assassino 2”), Mary Woronov (de “Tudo por dinheiro” e “A noite do cometa”), Diane Franklin (de “Amityville 2: A possessão”) e Bert Remsen (de “Onde os homens são homens” e “Nashville”). É um filme melhor do que aparenta e bem criativo, com uma sagaz crítica social. A fita mais legal do box “Sessão de terror Anos 80 – vol.6”, que traz junto “Assassinato no colégio”, “Spookies: Renascidos das trevas” e “Os demônios de Alcatraz”, lançado pela Obras-primas do Cinema; são dois discos, contendo 50 minutos de extras e cards colecionáveis.


A visão do terror
(TerrorVision). EUA/Itália, 1986, 85 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Ted Nicolaou. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: