terça-feira, 29 de março de 2022

Especial de Cinema


Imprevisível, Oscar 2022 premia ‘No ritmo do coração’ como melhor filme; Duna sai com o maior número de estatuetas, seis

 

O Oscar 2022, considerada uma das premiações mais importantes do cinema, foi realizado na noite do último domingo (dia 27), marcado por momentos imprevisíveis, dentre eles a entrega de melhor filme ao drama ‘No ritmo do coração’ e até uma briga com direito a tapa na cara entre Will Smith e Chris Rock. Quanto aos prêmios, a ficção científica ‘Duna’ levou a maior quantidade de estatuetas para casa, seis, quase todas de parte técnica, como efeitos visuais, som e fotografia. Já ‘Ataque dos cães’, que liderava as indicações, com 12 no total, ganhou apenas a de direção, para Jane Campion (ela é a terceira mulher a ganhar o prêmio de direção, antecedida por Kathryn Bigelow e Chloé Zhao).
Foi considerada uma premiação que privilegiou a inclusão e a diversidade, entregando prêmios de ator coadjuvante a Troy Kotsur, que é surdo, pelo filme ‘No ritmo do coração’, e de melhor filme estrangeiro a ‘Drive my car’, que trata também da surdez e da Língua de Sinais. Dois atores negros ganharam prêmios de destaque: Will Smith, como melhor ator por “King Richard”, e Ariane Debose como atriz coadjuvante por “Amor, sublime amor”. Além disso, Jessica Chastain venceu melhor atriz por “Os olhos de Tammy Faye”, um filme biográfico que traz a personagem de uma líder religiosa que apoiou movimentos gays e a luta contra a Aids.
Uma polêmica viralizou no Oscar 2022: o tapa na cara que Will Smith deu em Chris Rock, após o apresentador fazer uma piada com a esposa de Will, Jada Pinkett-Smith, por ela estar sem cabelos (devido a uma doença). Ontem, a Academia se posicionou contra o ato de violência, soltando uma nota de repúdio, e informando que irá avaliar a atitude do astro. No mesmo dia, Smith se desculpou nas redes sociais.
Dois momentos marcantes da festa foi a comemoração dos 28 anos de ‘Pulp Fiction’ e dos 50 anos de ‘O poderoso chefão’: subiram no palco os atores Samuel L. Jackson, Uma Thurman e John Travolta, para relembrar o filmão policial de Quentin Tarantino, e depois Al Pacino, Robert De Niro e Francis Ford Coppola também fizeram o mesmo, para lembrar do clássico filme de máfia.
Veja abaixo a lista com os premiados.

 





Melhor filme

 

"No ritmo do coração"

 

Melhor direção

 

Jane Campion - "Ataque dos cães"

 

Melhor atriz

 

Jessica Chastain - "Os olhos de Tammy Faye"

 

Melhor ator

 

Will Smith - "King Richard: Criando campeãs"

 

Melhor atriz coadjuvante

 

Ariana DeBose - "Amor, sublime amor"

 

Melhor ator coadjuvante

 

Troy Kotsur - "No ritmo do coração"

 

Melhor filme internacional

 

"Drive my car" - Japão

 

Melhor roteiro adaptado

 

"No ritmo do coração"

 

Melhor roteiro original

 

"Belfast"

 

Melhor figurino

 

"Cruella"

 

Melhor trilha sonora

 

"Duna"

 

Melhor animação

 

"Encanto"

 

Melhor documentário

 

"Summer of Soul (...ou Quando a revolução não pôde ser televisionada)"

 

Melhor som

 

"Duna"

 

Melhor canção original

 

"No time to die" - "Sem tempo para morrer"

 

Melhor maquiagem e cabelo

 

"Os olhos de Tammy Faye"

 

Melhores efeitos visuais

 

"Duna"

 

Melhor fotografia

 

"Duna"

 

Melhor edição

 

"Duna"

 

Melhor design de produção

 

"Duna"

 

Melhor curta de animação

 

"The windshield wiper"

 

Melhor curta-metragem em live action

 

"The long goodbye"

 

Melhor documentário de curta-metragem

 

"The queen of basketball"

Nenhum comentário: